sábado, 3 de abril de 2010

A MINHA SALA DE AULA

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A sala interior de cada um

Quando se pronunciam as palavras “sala de aula”, reporto-me imediatamente a Durkheim (1971) quando afirma ser importante o trabalho sobre a sala de aula interior de cada um, onde por vezes se encontram turmas muito indisciplinadas. Como lidar com alunos indisciplinados, se não acedermos às nossas vozes internas ensurdecedoras que por vezes nos assaltam? Nesta sequência, é lícito perguntar: este artigo dirige-se especificamente a professores e alunos ou a qualquer pessoa? Afinal todos somos, ao longo da vida, educadores e educandos, formadores e formandos, todos temos, à semelhança de um professor, problemas relacionais, turmas indisciplinadas para compreender e gerir, “eus” para motivar, para negociar, para fazer evoluir. Todos temos um professor e um aluno interiormente, em constante relação. O caminho começa indubitavelmente pela interioridade do ser. O famigerado caminho do autoconhecimento...


Representações expressivas de salas de aula

Hoje, algumas salas de aula são rectângulos esbranquiçados, com cadeiras e mesas envelhecidas pelos corpos ansiosos que nelas permanecem. Outras já apresentam o aparato tecnológico dos quadros interactivos, que dentro em pouco revestirão a grande maioria das salas de aulas, introduzindo um elemento inovador. Mas será que a relação pedagógica se optimizará? Será que os problemas recorrentes em sala de aula, como a imobilidade do corpo dos alunos, a predisposição para a ausência de afectos em detrimento da (o)pressão cognitiva, alguns factores de incomunicabilidade entre professores e alunos, se solucionarão com as propostas da virtualidade?
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Às vezes as salas de aula tornam-se em salas de isolamento, outras vezes em espaços amplos de descoberta. Ora aridez, ora fertilidade. Ora repressão, ora expansão. Eis a dualidade em que o interior humano se encontra e se dissemina.
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Não há modelos de sala de aula ideais, por mais sedutor que pareça aprisionar o conhecimento a formas hirtas para finalidades repetitivas. Não acredito em receituários, porque a sala de aula exige uma atenção apurada no “aqui e no agora” para a diversidade de desafios e de respostas que permite…a sala de aula constitui um laboratório vivo de construção de identidades, em permanente formação e mutação...

Texto de Libânia Nazareth

in http://artigos.immagazine.sapo.pt/pt/article/saladeaula/#/0

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